Home Mais Saúde • Os benéficos da pedalada para manter a saúde

Os benéficos da pedalada para manter a saúde

Andar de bicicleta contribui muito para uma vida saudável e qualidade de vida, melhora a resistência, tira o estresse do dia a dia.

Porem com a modernidade presente cada dia mais nas residências o sedentarismo se torna comum nas famílias, agravando e promovendo os problemas de saúde, atividade física e alimentação equilibrada são fundamentais para saúde. Atividades muito simples como andar de bicicleta e caminhada previne doenças crônicas, no caso de hipertensão, colesterol alto e obesidade.

Andar de bicicleta no parque, calçadão ou academia proporciona ao indivíduo uma serie de benefícios para saúde, tantos físicos como

pedalada-da-saude

emocionais, melhora muito a qualidade de vida. Com as atividades física gerada com a modalidade, perda de peso natural, equilíbrio na pressão, livrando-o do estresse deixando com mais confiança, assim como qualquer outra atividade física deve ser praticado moderadamente.

Uma maneira bem pratica para saúde é usar como meio de transporte, muitas pessoas estão usando como meio de locomoção para ir ao trabalho e acabam relatando benefícios que antes nem tinham,   como recuperação do fôlego, melhora no bem estar, o dia a dia fica melhor.

Mas uma advertência é ir ao médico antes de começar qualquer atividade física, pois se ficou muito tempo parado pode ser perigoso voltar ou começar de uma hora para outra, causando derrame e parada cardíaca.

Vai passear com a família no final de semana? Então os convide para ir todos de bike, assim todos ganhos benefícios para a saúde juntos. Agora se tiver algum problema no joelho é bom consultar um especialista para averiguar antes de começar no ciclismo.

Assim  como eu, existem muitas pessoas que não gosta de correr, então uma ótima alternativa é o ciclismo, segundo especialistas ela queima cerca de 380 calorias por hora, e não é exercícios de impacto, portanto não causa lesões nas articulações.

Onde você deve praticar o ciclismo

O lugar mais gostoso de pedalar é no ambiente natural, ou seja, pedalar ao ar livre nas ruas, calçadas, parque, trilhas  e os exercícios são completos. Já na bicicleta ergométrica e nas aulas de spinning  não são tão completas e sendo ambiente indoor pode se dizer que não seja tão relaxante e estimulante , mas aumenta bastante o foco e os resultados pode ser maiores uma vez que não precisa ficar preocupado com o ambiente externo.

Mas lembre-se, ambientes ao ar livre envolve riscos, como acidentes no transito, quedas e assaltos. Então não se esqueça dos equipamentos de segurança para o ciclismo ao ar livre. Agora bike indoor é seguro e não tem risco algum.

Author:Mônica

Mônica é Personal Trainer é apaixonado em cuidar da saúde e gosta de estimular seus alunos a cuidar, acredita que o maior tesouro da vida é a saúde!